ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM

À luz da História que se vai construindo, é visível a mão de Ápio Assunção nos primeiros passos da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis.

O sucesso da atual Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa tem quase vinte anos. O seu aparecimento em Oliveira de Azeméis deve-se ao Dr. Pedro Santos, presidente do Núcleo da Cruz Vermelha à altura e à Câmara Municipal, presidida por Ângelo Azevedo que contava com Ápio Assunção como vice-presidente.

Na transição da presidência de Ângelo Azevedo para Ápio Assunção, já com o diretor Henrique Pereira a comandar o arranque da Escola, surge o diploma de criação a 6 de fevereiro de 2002, a portaria de autorização do primeiro curso a 23 de março e o início das aulas a 8 de abril.

A Escola nascia do zero, apenas com o nome da instituição mãe. À autarquia cabia o seu garante financeiro total, desde as instalações aos vencimentos dos primeiros funcionários, passando pelo equipamento e pelos custos de toda a logística.

Determinado como sempre, Ápio Assunção não perdeu a oportunidade de agarrar o primeiro ensino superior para Oliveira de Azeméis.

Adquirido ao Estado o edifício da antiga Escola Preparatória Bento Carqueja (que outrora aquele benemérito doara graciosamente!), foram feitas as necessárias adaptações e, em tempo recorde, os imprescindíveis restauros, adquirido o equipamento indispensável e aí se instalaram os primeiros serviços, salas de aula, biblioteca, gabinetes…

Em reunião do executivo foi deliberada a atribuição de uma verba mensal para suporte do funcionamento da Escola até à sua emancipação financeira, o que aconteceu um ano depois.

Posteriormente foram cedidas as antigas instalações da GNR, já devolutas, elaborado o projeto de reabilitação e, aos poucos, a própria instituição ganhou asas e voou…

Pelo meio, a Câmara ainda recorreu ao aluguer de um piso do edifício Rainha para instalar uma parte da Escola que crescia de dia para dia.

A inauguração da primeira fase das instalações definitivas foi a 22 de abril de 2009, sendo traçadas, de imediato, as metas seguintes: construção da segunda fase das instalações e transformação em Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa.

Para a história da prestigiada instituição fica o registo de quem lhe amparou os primeiros passos e acreditou na sua prosperidade em benefício de Oliveira de Azeméis.