GABINETE DE ATENDIMENTO AO MUNÍCIPE

GABINETE DE ATENDIMENTO AO MUNÍCIPE

Quando se apresentou pela primeira vez como candidato a Presidente da Câmara Municipal, Ápio Assunção assumiu pretender imprimir uma nova atitude na governação da Autarquia.

Quem não o conhecesse poderia pensar tratar-se de um chavão político.

Na verdade, tratava-se de uma convicção profunda que testemunhava com quem travasse dois dedos de conversa sobre a sua perspetiva da gestão autárquica.

Acabado de chegar à autarquia, rapidamente sentiu que a relação com os munícipes teria de ser facilitada.

E criou o Gabinete de Atendimento ao Munícipe.

Realojou serviços, transformou outros, reconverteu espaços, reviu procedimentos, agilizou sistemas informáticos, formou colaboradores e concentrou todos os serviços prestados aos munícipes, num mesmo local.

A via sacra até então percorrida pelos munícipes, saltando de serviço em serviço, de edifício em edifício, de procedimento em procedimento, chegava ao fim.

Na sequência, assegurar o funcionamento dos serviços no horário de almoço e ao Sábado foi o passo natural para aproximar e simplificar a relação dos cidadãos com os serviços da autarquia.

Que não era possível, diziam-lhe alguns, que seria o caos, vaticinavam outros… Mas não foi!

Foi um passo importante, entretanto copiado e seguido por muitos outros.

E rapidamente replicado com a criação de um Gabinete de Atendimento ao Munícipe na segunda maior freguesia do concelho, na Vila de Cucujães.